• Leura Dalla Riva

1/3 do dióxido de carbono é emitido por apenas 20 empresas?

Você sabia que 1/3 do dióxido de carbono é emitido por apenas 20 empresas?


Esta informação foi divulgada em reportagem da BBC sobre o papel do metano, gás do efeito estufa emitido, especialmente, pela pecuária e de que modo repensar o consumo de carnes e o plantio de árvores poderia reduzir os efeitos desse gás poluente.


A matéria menciona como o Brasil hoje é responsável por 20% do abastecimento mundial do mercado de carne, o que envolve não só o metano liberado pela pecuária, mas também outros danos relacionados com o desmatamento para abertura de áreas a serem destinadas a criação bovina.


Para reduzir essas emissões, que contribuem para o aquecimento do planeta, adotar uma dieta à base de vegetais tem se mostrado uma solução eficaz na escala individual (já que um terço do dióxido de carbono é emitido por 20 empresas), e ao se reduzir o consumo de carne bovina em particular, por ser uma carne com alto teor de carbono.

A matéria menciona também que "Acredita-se que cerca de 250 a 350 árvores por hectare seja o número ideal para manter as fazendas brasileiras financeiramente viáveis, produzindo 25 metros cúbicos de madeira por hectare por ano, de acordo com estudos de pesquisadores da Embrapa".


A matéria da BBC focaliza então os benefícios da combinação do plantio de árvores com a criação de animais.


Todavia, a emissão de gases poluentes não é o único problema envolvendo a pecuária e os latifúndios brasileiros.


De fato, existem inúmeras técnicas que permitem a combinação da criação de animais com a plantação de espécies de plantas, como se pode averiguar em diversos trabalhos acerca da agroecologia.


Não se pode, contudo, interpretar isso de maneira simples. A matéria da BBC, por exemplo, menciona o plantio de eucaliptos juntamente a criação pecuária. Ora, o eucalipto, por si só, é uma espécie de monocultura que possui inúmeros problemas (como toda monocultura em si). Na obra de Vandana Shiva "Monoculturas da mente", por exemplo, a autora aborda especificamente os problemas relacionados ao plantio de eucaliptos e como é equivocada a visão de que plantar apenas uma espécie de árvore que não é nativa de determinada região resolve alguma coisa. Ao contrário, esse tipo de prática pode, muitas vezes, piorar algumas questões do ecossistema local.


Precisamos repensar toda nossa cadeia de produção de agrícola, especialmente nosso consumo de carne.


A matéria também nos propõe a pensar sobre questões envolvendo a justiça ambiental, especialmente em razão da pequena porção de empresas responsáveis por um alto índice de emissão de gases poluentes. Confirma mais sobre o tema em nosso site, na aba "justiça ambiental".


Confira a matéria da BBC: https://www.bbc.com/portuguese/vert-fut-57902786



18 visualizações

Posts recentes

Ver tudo