• Eduardo S. L.

A MÃE DE TODAS AS BOIADAS: O FIM DO LICENCIAMENTO AMBIENTAL?

O atual presidente da câmara Arthur Lira quer “tratorar” o Projeto de Lei n° 3.729 que essencialmente vai ACABAR com o licenciamento ambiental do país. Não bastava a compra de tratores superfaturados com o “mensalão bolsonarista”, o projeto de acabar com as proteções ambientais segue a todo vapor.


De acordo com o substitutivo do deputado Neri Geller (PP-MT), não precisarão de licença ambiental obras de saneamento básico, de manutenção em estradas e portos, de distribuição de energia elétrica com baixa tensão, obras que sejam consideradas de porte insignificante pela autoridade licenciadora ou que não estejam listadas entre aquelas para as quais será exigido licenciamento.


O licenciamento ambiental é uma questão civilizatória. É necessária a expertise de especialistas de diversas áreas para mitigar os danos ambientais de obras, que podem ser irreversíveis. A resistência das adequações dos projetos ao licenciamento ambiental tem um único motivo: o custo extra, que é considerado como inaceitável. Entre preservar espécies ameaçadas de extinção, a integridade dos biomas e ecossistemas, a escolha é pela míope e ignorante visão do lucro máximo.


O licenciamento ambiental é necessário para qualquer que preze pela racionalidade e cientificidade de qualquer obra de infraestrutura em um país que já virou pária internacional por seu descaso ambiental, onde outrora era considerado um pioneiro de sua proteção.


Saiba mais


https://agenciabrasil.ebc.com.br/politica/noticia/2021-05/camara-aprova-texto-base-do-projeto-de-lei-do-licenciamento-ambiental


https://www.camara.leg.br/noticias/758640-aprovado-texto-base-do-projeto-sobre-licenciamento-ambiental-votacao-continua-na-manha-desta-quinta/


THREAD SOBRE LICENCIAMENTO AMBIENTAL E MICO-LEÃO

https://mobile.twitter.com/andrearoeirap/status/1392163416580689921

11 visualizações