- Eduardo S. L.
A MÃE DE TODAS AS BOIADAS: O FIM DO LICENCIAMENTO AMBIENTAL?
O atual presidente da câmara Arthur Lira quer “tratorar” o Projeto de Lei n° 3.729 que essencialmente vai ACABAR com o licenciamento ambiental do país. Não bastava a compra de tratores superfaturados com o “mensalão bolsonarista”, o projeto de acabar com as proteções ambientais segue a todo vapor.
De acordo com o substitutivo do deputado Neri Geller (PP-MT), não precisarão de licença ambiental obras de saneamento básico, de manutenção em estradas e portos, de distribuição de energia elétrica com baixa tensão, obras que sejam consideradas de porte insignificante pela autoridade licenciadora ou que não estejam listadas entre aquelas para as quais será exigido licenciamento.
O licenciamento ambiental é uma questão civilizatória. É necessária a expertise de especialistas de diversas áreas para mitigar os danos ambientais de obras, que podem ser irreversíveis. A resistência das adequações dos projetos ao licenciamento ambiental tem um único motivo: o custo extra, que é considerado como inaceitável. Entre preservar espécies ameaçadas de extinção, a integridade dos biomas e ecossistemas, a escolha é pela míope e ignorante visão do lucro máximo.
O licenciamento ambiental é necessário para qualquer que preze pela racionalidade e cientificidade de qualquer obra de infraestrutura em um país que já virou pária internacional por seu descaso ambiental, onde outrora era considerado um pioneiro de sua proteção.
Saiba mais
THREAD SOBRE LICENCIAMENTO AMBIENTAL E MICO-LEÃO
https://mobile.twitter.com/andrearoeirap/status/1392163416580689921