• Leura Dalla Riva

AGROECOLOGIA: O QUE É?

Você já ouviu falar sobre Agroecologia?


A agroecologia pode ser considerada um conjunto de práticas (ou até mesmo uma ciência autônoma por autores como Miguel Altieri) que se destina à produção agrícola em equilíbrio com os ecossistemas.


A agroecologia fornece uma metodologia para o manejo e tratamento de agroecossistemas de forma sustentável, pois integra princípios agronômicos, ecológicos e socioeconômicos na produção agrícola. Além disso:


[...] utiliza os agroecossistemas como unidade de estudo, ultrapassando a visão unidimensional – genética, agronomia, edafologia – incluindo dimensões ecológicas, sociais e culturais. Uma abordagem agroecológica incentiva os pesquisadores a penetrar no conhecimento e nas técnicas dos agricultores e a desenvolver agroecossistemas com uma dependência mínima de insumos agroquímicos e energéticos externos. O objetivo é trabalhar com e alimentar sistemas agrícolas complexos onde as interações ecológicas e sinergismos entre os componentes biológicos criem, eles próprios, a fertilidade do solo, a produtividade e a proteção das culturas (ALTIERI, 2004, p. 23).


A agroecologia engloba práticas como a agricultura orgância, mas com ela não se confunde por ser mais abrangente. Envolve outros modelos como: integração de animais no agroecossistema, cultivos de cobertura, sistemas agroflorestais, policultivos e consórsios, rotação de culturas, dentre outros.


No Brasil, a agroecologia é pauta dos movimentos populares (como o MST) como forma de resistência ao agronegócio e como alternativa sustentável para produção de alimentos em prol da soberania alimentar.


Para aprofundamentos sobre o tema, indico os textos e obras abaixo relacionados:


ALTIERI, Miguel. Agroecologia: bases científicas para uma agricultura sustentável. 3. ed. São Paulo: Expressão Popular, Rio de Janeiro: AS-PTA, 2012.


DALLA RIVA, Leura. De Marx ao MST: capitalismo financeirizado e forma jurídica como entraves à agroecologia. 112f. Dissertação (Mestrado em Direito) – Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Programa de Pós-Graduação em Direito, 2020.


ROSA, Vanessa de Castro. De Marx a Altieri: limites do balizamento jurídico para a produção agroecológica nos marcos do capitalismo. Tese de Doutorado. Universidade Presbiteriana Mackenzie. São Paulo. 2019. Disponível em: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/4067?fbclid=IwAR07NppqqJmP3ezL3hbNRuoh4c1fUITnywFTyF_CgN33R_49w2mb7C6c_xA.

10 visualizações

Posts recentes

Ver tudo