• Equipe Metabolic Rift

CAPTURANDO CO2?

Você já ouviu falar do plano de esfriar a Terra capturando CO2 ?

Hoje decidimos destacar a matéria da BBC Future sobre essa plano trilionário envolvendo usinas de captura direta de CO2 da Carbon Engineering.


Leia a matéria completa aqui


A empresa Carbon Engineerin desenvolveu um protótipo de usina de captura direta de CO2 cujo protótipo entrará em funcionamento em British Columbia no Canadá em setembro. Espera-se que a usina remova 1 tonelada de CO2 do ar todos os anos.


A justificativa da experiência é a seguinte:


"A maior parte da captura de carbono se concentra na limpeza das emissões na fonte: purificadores e filtros em chaminés que evitam que gases nocivos atinjam a atmosfera. Mas isso é impraticável para pequenas e numerosas fontes pontuais, como os cerca de 1 bilhão de automóveis do planeta. Tampouco pode combater o CO2 que já está no ar. É aí que entra a captura direta".


Ainda segundo a matéria da BBC:


"A usina da Carbon Engineering em Squamish foi projetada como uma plataforma de testes para diferentes tecnologias. Mas a empresa tem um projeto para uma usina muito maior nos campos de petróleo do oeste do Texas, que capturaria 1 milhão de toneladas de CO2 por ano. "Uma vez que estiver pronto, é como uma forma, você simplesmente constrói réplicas dessa usina", diz Oldham".


Qual o problema do projeto?


Essas usinas também vão precisar de uma grande quantidade de energia para funcionar. Ainda segundo a BBC:


  • "Se esta fosse uma indústria global absorvendo 10 gigatoneladas de CO2 por ano, você estaria gastando 100 exajoules, cerca de um sexto da energia global total"

  • "As estimativas de quanto custa capturar uma tonelada de CO2 do ar variam amplamente, de US$ 100 a US$ 1 mil por tonelada". Mas quem ou em que medida cada país vai custear essa conta?

  • O processo não resolve o problema: A captura direta de ar gera milhares de toneladas de CO2 comprimido que pode ser utilizado para produzir um combustível sintético neutro em termos de carbono cujo maior cliente é a indústria de combustíveis fósseis, pois "À medida que os poços secam, não é incomum espremer o óleo restante do solo pressionando o reservatório usando vapor ou gás em um processo chamado recuperação aprimorada de petróleo". Assim, segundo a BBC, o CO2 presente no ar pode acabar sendo devolvido ao subsolo dos campos de petróleo de onde veio.


Qual sua opinião sobre o projeto? Deixe seu comentário!

10 visualizações

Posts recentes

Ver tudo