• Leura Dalla Riva

CRISE DE BIODIVERSIDADE?

A crise de biodiversidade vivenciada hoje se caracteriza pelo desaparecimento da variedade de seres vivos em razão da contaminação geral, da degradação ou destruição de habitats pelas atividades humanas.


O que é a biodiversidade? A biodiversidade pode ser conceituada como a diversidade das formas de vida existentes no planeta, o que inclui plantas, animais e micro-organismos. É a base ecológica da vida e também “capital natural” de dois terços da humanidade que dela depende enquanto meio de produção e “matéria-prima” (SHIVA, 2005).


Existem pelo menos três fatores que dão urgência a essa crise: o crescimento explosivo das populações humanas, as novas descobertas científicas para a diversidade biológica e a perda da diversidade pela extinção causada pela destruição de habitats naturais (WILSON, 1997).


Além disso, essa perda biodiversidade pode gerar a aparição de grandes epidemias, enfermidades de grande escala de cultivos básicos, afetar a produção agrícola de forma importante em um grande de número de países, bem como provocar alterações ambientais brutais que impulsionariam dramaticamente as migrações humanas. A perda de diversidade implica na destruição biológica de espécies fundamentais para manutenção do próprio ecossistema, o que compromete o desenvolvimento econômico e humano a longo prazo.


Referências


SHIVA, Vandana. Biodiversidade, direitos de propriedade intelectual e globalização. In: SANTOS, Boaventura de Sousa Santos (org.) Semear outras Soluções: os caminhos da biodiversidade e dos conhecimentos rivais. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005.


WILSON, Edward Osborne. Biodiversidade. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1997


14 visualizações

Posts recentes

Ver tudo