• Equipe Metabolic Rift

DESTAQUES DA SEMANA (21/05/21)

A semana iniciou com devolução de madeira apreendida pela PF na Amazônia para madeireiras, mas também teve operação envolvendo o Ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, por exportação de madeira ilegal.



Após intervenção de Ricardo Salles, Justiça manda Polícia Federal devolver madeira apreendida em operação à madeireiras na Amazônia: Segundo G1, "O total apreendido passa de 200 mil metros cúbicos. A decisão desta terça-feira (4) é da juíza federal Mara Elisa Andrade". Saiba mais sobre o caso aqui


Ricardo Salles e presidente do Ibama são alvos de operação que investiga exportação ilegal de madeira: Segundo G1, "A operação foi autorizada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, que também determinou a quebra dos sigilos bancário e fiscal de Salles, o afastamento preventivo de Bim do comando do Ibama e o de outros nove agentes públicos que ocupavam cargos e funções de confiança nos órgãos".


"As investigações iniciaram em janeiro, segundo a Polícia Federal, a partir de informações "obtidas de autoridades estrangeiras" que noticiavam um "possível desvio de conduta de servidores públicos brasileiros no processo de exportação de madeira"."


Vale lembrar que:


"Em abril deste ano, o então superintendente da Polícia Federal no Amazonas, Alexandre Saraiva, enviou ao STF uma notícia-crime – instrumento usado para alertar uma autoridade da ocorrência de um ilícito – contra Salles e o senador Telmário Mota (Pros-RR).


No documento, o delegado aponta a possibilidade de ocorrência dos crimes de advocacia administrativa, organização criminosa e o crime de "obstar ou dificultar a ação fiscalizadora do Poder Público no trato de questões ambientais."


Para Saraiva, Salles e Telmário tiveram uma parceria com o setor madeireiro "no intento de causar obstáculos à investigação de crimes ambientais e de buscar patrocínio de interesses privados e ilegítimos perante a Administração Pública."


Um dia após apresentação da notícia-crime, a Polícia Federal divulgou nota confirmando a troca do superintendente da corporação no Amazonas" (G1, 19/05/21).




Maior iceberg do mundo se desprende da Antártica: Segundo matéria da CNN, "o maior iceberg do planeta se desprendeu da Antártica nos últimos dias, formando um pedaço de gelo flutuante tem cerca de 80 vezes o tamanho de Manhattan":


Governo discute retorno das Forças Armadas à floresta amazônica até fim de julho. Segundo a CNN:


Os ministros do Meio Ambiente, Ricardo Salles, e da Defesa, Braga Netto, pretendem se reunir na próxima semana para discutir a edição de uma nova operação de GLO (Garantia da Lei e da Ordem) na floresta amazônica.


A ideia é de que o novo decreto tenha validade até o final de julho, com possibilidade de renovação, e seja focado no chamado arco do desmatamento, cidades onde o número de queimadas costuma ser mais elevado.


Rio e mais: 8 lugares da América Latina que podem estar submersos em 2100:


"estudo da Climate Central publicado em 2019 na revista Nature Communications calcula que esse aumento será entre 0,6 e 2,1 metros ao longo deste século, valor muito superior às estimativas anteriores. Até o ano 2100, as terras onde vivem 200 milhões de pessoas podem ser praticamente inabitáveis".


Fontes:


https://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/2021/05/05/justica-federal-manda-pf-devolver-madeira-apreendida-na-fronteira-do-amazonas-com-o-para.ghtml


https://g1.globo.com/df/distrito-federal/noticia/2021/05/19/operacao-da-pf-investiga-esquema-de-exportacao-ilegal-de-madeira-para-eua-e-europa.ghtml


https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/2021/05/21/maior-iceberg-do-mundo-se-desprende-da-antartica-veja-as-imagens


https://www.cnnbrasil.com.br/politica/2021/05/21/governo-discute-retorno-das-forcas-armadas-a-floresta-amazonica-ate-fim-de-julho


https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/2021/05/21/rio-e-mais-8-lugares-da-america-latina-que-podem-estar-submersos-em-2100


https://cnnespanol.cnn.com/2021/05/20/nivel-del-mar-america-latina-8-lugares-orix/




4 visualizações