• Clarissa de Souza Guerra

DICA DA CLARI: CLÁSSICOS SOBRE O PROBLEMA DA FOME

Semana passada inauguramos um novo quadro "Dica da Clari" em que vamos trazer algumas indicações de obras e textos sobre temas de pesquisa de nossa querida Clarissa de Soua Guerra.


Hoje trazemos dois grandes clássicos em termos de "fome". Confira:


Geografia da Fome (1946) – Josué de Castro


Em meados do século XX, o estudioso brasileiro Josué de Castro já denunciava o silêncio em torno da fome no Estado brasileiro, ao estabelecer relações entre a questão alimentar e nutricional e os processos de desenvolvimento nacional. A este autor atribui-se o reconhecimento da fome como um problema social, isto é, uma condição estrutural das relações de poder que se estabelecem na geopolítica global.





Destruição em massa: Geopolítica da Fome – Jean Ziegler


Em que pese a Organização das Nações Unidas (ONU) considerar, desde o fim da Segunda Guerra Mundial, o direito humano à alimentação adequada como um dever dos Estados, conforme Jean Ziegler “Dentre todos os direitos humanos, o direito à alimentação é, seguramente, o mais constante e mais massivamente violado em nosso planeta”. Para ele, a fome se assemelha ao crime organizado e carrega consigo uma série de consequências sociais, como desemprego crônico, marginalização social, morte etc.


Por isso, “A consciência da identidade entre todos os homens é o fundamento do direito à alimentação”, ou seja, a consideração dos sujeitos como seres humanos importa que seja garantido, globalmente, o acesso à comida de qualidade e em quantidade adequada.

14 visualizações

Posts recentes

Ver tudo