• Clarissa de Souza Guerra

DICA DA CLARI: "O VENENO ESTÁ NA MESA"

“O veneno está na mesa”. Em qual mesa? Na nossa!


Talvez, pareça um pouco repetitivo, mas falar sobre os prejuízos dos agrotóxicos (infelizmente) ainda é necessário e urgente. A maioria das pessoas continua consumindo produtos de baixa qualidade, na medida em que são oriundos de um modelo de produção que preza pela rentabilidade e não pela saúde e qualidade de vida.


A dica desta semana não é literária, mas, com certeza, é um “prato cheio” de dados e informações sobre os venenos que recheiam nossas refeições.


Sob direção de Sílvio Tendler, o documentário “O veneno está na mesa”, que conta com suas edições, lançadas nos anos de 2011 e de 2014, apresenta um panorama sobre os impactos da revolução verde para a vida humana, a começar pela desconsideração do conhecimento da agricultura tradicional, as alterações nas relações de trabalho no meio rural, substituição dos trabalhadores por máquinas, a produção de monoculturas, a utilização de organismos geneticamente modificados.


Além disso, revela dados importantes sobre o consumo de agrotóxicos no Brasil e os principais prejuízos que tais produtos acarretam para a saúde de consumidores, trabalhadores, pessoas que moram no entorno das plantações e para o meio ambiente.


A partir de tais constatações, a edição de 2014 tem como fim apresentar alternativas viáveis para a produção de alimentos saudáveis, que respeitam a natureza, os trabalhadores rurais e os consumidores, isto é, propostas sustentáveis.


Ambos os documentários estão disponíveis no YouTube:


O veneno está na mesa I (2011): https://www.youtube.com/watch?v=SHkRoIvahpg


O veneno está na mesa II (2014): https://www.youtube.com/watch?v=fyvoKljtvG4

4 visualizações

Posts recentes

Ver tudo