• Clarissa de Souza Guerra

MARXISMO E NATUREZA: Ecologia, história e política

A "DICA DA CLARI" de hoje é a obra "MARXISMO E NATUREZA: Ecologia, história e política"


A obra foi organizada por Michel Goulart da Silva e conta com cinco estudos, que tomam o marxismo como referencial teórico ou como objeto de análise e discutem acerca da ecologia e da produção de conhecimentos sobre as relações estabelecidas entre o homem e a natureza.


O primeiro ensaio, “Capitalismo, ciência e marxismo”, escrito por Osvaldo Coggiola, refere sobre a emergência da ciência nos últimos séculos e sobre a influência do capitalismo, diante da mercantilização da produção humana, no conhecimento científico.


No segundo ensaio, “História, trabalho e evolução”, Michel da Silva aborda a relação entre trabalho e evolução humana, considerando a contribuição da atividade humana como mediadora da relação entre homem e natureza.


No ensaio “Marxismo e ecologia: uma reflexão dialética”, Gilson Dantas discute a relação entre marxismo e ecologia, com fundamento no construto teórico de John Bellamy Foster e outros pensadores da área.


O ensaio “ecologia, capitalismo e luta de classes”, de Osvaldo Coggiola, observa a questão ecológica em sua relação com a luta de classes.


Por fim, no ensaio “Avatar: revolução e paradoxo da técnica”, Daniel Menezes Delfino analisa a produção cinematográfica “Avatar” e discute os limites ideológicos da proposta política presente no filme.

37 visualizações

Posts recentes

Ver tudo