• Leura Dalla Riva

TAPANDO O SOL COM A PENEIRA? PROJETO PRETENDE SOLTAR GIZ NA ATMOSFERA PARA FREAR AQUECIMENTO GLOBAL

Pode um balão gigante lançando poeira de "giz" na atmosfera desacelerar as mudanças climáticas? Cientistas da Universidade de Harvard propõem que diminuir a luz do sol pode resfriar o planeta. O ambicioso projeto envolve o lançamento de um enorme balão na estratosfera, carregando 600 kg de carbonato de cálcio - ou giz, que seria pulverizado 12 milhas acima da superfície da Terra.


Os cientistas irão monitorar como as partículas de poeira interagem com a atmosfera. É um processo conhecido como geoengenharia solar. O giz refletiria, em teoria, a luz do sol e, por sua vez, retardaria o aquecimento global. Alguns especialistas prevêem que o céu também mudará de azul para branco durante o dia.





Anunciada originalmente em dezembro de 2020, a ideia recebeu recentemente o apoio do cofundador da Microsoft e 4ª pessoa mais rica do mundo, Bill Gates, que aumentou seu perfil significativamente. O experimento custará cerca de US $ 20 milhões (€ 16,8 milhões).

Ora, não seria mais fácil assumirmos nossa responsabilidade e diminuirmos as emissões de gases do efeito estufa?


Precisamos mesmo adotar medidas como está?


Se "As emissões de carbono do 1% mais rico da população é maior que dobro das emissões da metade mais pobre da humanidade" (saiba mais), pessoas como Bill Gates não deveriam assumir sua responsabilidade e diminuir as emissões de gases poluentes ao invés de tentar "tapar o sol com a peneira"?


Os críticos do projeto são céticos, alegando que resfriar o planeta dessa forma apenas mascararia o problema das mudanças climáticas, em vez de oferecer qualquer tipo de solução.


Engenhar o clima com um guarda-sol artificial não aborda a causa raiz da crise - a quantidade de carbono gerado por combustíveis fósseis em todo o mundo.


Muitos temem que isso possa prejudicar os compromissos internacionais de agir de acordo com o acordo climático de Paris de 2015 e também possa ter efeitos colaterais indesejados.


Fonte:


https://www.euronews.com/living/2021/03/23/can-a-huge-balloon-dropping-chalk-from-the-sky-help-slow-climate-change


https://olhardigital.com.br/2021/02/04/noticias/projeto-financiado-por-bill-gates-propoe-bloquear-sol-com-poeira/




24 visualizações